Incêndios florestais em Los Angeles forçam evacuação de 30 mil pessoas e causam destruição |
Jacobina: O retratista de mulheres - Elisa Silva
Apesar de ter cursado Artes Visuais na Escola Panamericana de Arte e Design em São Paulo, Jacobina é um artista autodidata ou, no mínimo, intuitivo, que misturando técnicas acaba por criar algo inédito e empolgante; ele pode mesclar até quatro tipos de técnicas distintas em um único quadro, como no caso de Frida Mix em que usou acrílica, carvão, giz pastel oleoso e colagem, tudo isso para criar uma explosão de cores e maravilhar o espectador.
Aliás, seu colorido é ímpar e atribui uma emoção calorosa às suas personagens. Como vemos na Frida Fauvista, obra em que utilizando bloco de cores faz alusão ao movimento fauvista, cuja essência era a utilização de grandes blocos de cores puras.
Seus retratos espelham o humano, em especial a alma feminina, que é retratada com toda sua força e fragilidade. Jacobina desenha os anseios femininos, tanto que foi convidado para participar de uma exposição sobre o empoderamento feminino.
Apaixonado por desenho, utiliza-se do linear para criar alguns dos seus retratos, porém só o linear não lhe satisfaz ele precisa do pictórico, do abstrato. Para este artista é necessário construir, descontruir para então nascer o novo - é assim que surgem seus quadros abstratos, outra linha de trabalho ao lado dos retratos. Ainda existem os nus, elaborados com perfeição.
Todo artista influencia e é influenciado por outros artistas, movimentos ou escolas, é fácil perceber a influência do fauvismo na cor, do cubismo na forma e até mesmo traços de um Modigliani tropical, mas tudo isso não retira a originalidade do trabalho deste grande artista contemporâneo.
No Brasil, após a semana de 1922, é correto chamar todos os artistas plásticos de modernistas. Contudo, essa definição não é suficiente para Jacobina, faz-se necessário uma definição tão inovadora como os quadros deste artista para classificá-lo. Será que em um breve futuro vamos ter um Jacobinismo?
Elisa Silva - especialista em História da Arte e autora dos livros " Paris sonho meu" e " Paris - Uma viagem impressionIsta"
Deixe seu comentário